Participe activamente neste blogue comentando as notícias nele publicadas.
Poderá também enviar-nos a(s) sua(s) notícia(s) para o email freguesiadepelma@gmail.com

Bombeiros Voluntários de Alvaiázere são o novo local de Recolha de Equipamentos Eléctricos em fim de vida


Com o apoio da Câmara Municipal e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, a Amb3E promove mais um local de recepção de REEE
A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos assinou hoje um protocolo com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere que viabiliza o primeiro quartel no distrito de Leiria a receber Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE).

O evento decorreu na Câmara Municipal de Alvaiázere e contou com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Paulo Delgado Morgado, o Presidente da Direcção dos Bombeiros de Alvaiázere, José Tiago Guerreiro, e o Director do Departamento de Gestão de Resíduos da Amb3E, António Abreu Ferreira.

Através do estabelecimento destas parcerias com as associações de bombeiros voluntários de todo o País, a Amb3E tem vindo a promover uma maior sensibilização para a importância do correcto encaminhamento e reciclagem deste tipo de resíduos”, destaca António Abreu Ferreira, da Amb3E.

Já José Tiago Guerreiro começou por agradecer à Câmara Municipal de Alvaiázere e em especial ao seu Presidente “ a sua presença e a honra de receber os Bombeiros e a Amb3E no Salão Nobre dos Paços do Município. Salienta ainda ”o interesse que o ponto de recepção de REEE tem para a defesa do meio ambiente, aproveitando a ocasião para “ agradecer à Amb3E a assinatura deste protocolo, dado que com este gesto ajudamos em termos económicos os nossos Bombeiros e estamos a contribuir para uma melhor qualidade de vida em Alvaiázere”.

Para Paulo Morgado “ a melhoria dos indicadores ambientais e a consequente melhoria dos padrões de qualidade de vida dos Alvaiazerenses serão sempre um desígnio deste executivo. É por isso que abraçámos este projecto com todo o gosto e empenho.” Depois de “agradecer a presença da Amb3E e dos representantes da direcção e do comando dos Bombeiros de Alvaiázere”, o presidente do Município referiu ainda que “este é mais um passo depois de muitos outros dados em matéria de ambiente no município como por exemplo a campanha de recolha de óleos alimentares usados, a aquisição e distribuição de ecopontos e pilhões pelo Concelho, a aquisição de equipamento de contentorização e recolha de RSU, a requalificação de escolas primárias desactivadas em centros de interpretação ambiental e da natureza, a criação de uma rede municipal de circuitos pedestres, entre outros”.

No final da sessão foi inaugurado o centro de recepção de Alvaiázere, onde simbolicamente foram colocados pelos representantes dos organismos presentes REEE de modo a iniciar este processo com um exemplo a seguir por todos.

O distrito de Leiria passa assim a dispor de 14 locais de recepção de REEE, quatro com Ponto Electrão, onde a população poderá entregar os seus Equipamentos Eléctricos e Electrónicos em fim de vida, de forma cómoda e gratuita.

Pequenos e grandes electrodomésticos, como computadores e torradeiras, entre outros velhos equipamentos eléctricos e electrónicos podem, a partir de hoje, ser entregues nas instalações dos bombeiros, de forma a assegurar o correcto encaminhamento deste tipo de resíduos.

Iniciada em 2008, a recolha de REEE nos quartéis das corporações surge no seguimento do protocolo de cooperação assinado, no mesmo ano, entre a Amb3E e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

Actualmente as associações de Bombeiros que assinaram protocolo com a Amb3E estão presentes nos Distritos de Leiria, Évora, Beja, Portalegre, Setúbal, Lisboa, Santarém, Aveiro, Coimbra e das Ilhas Terceira e São Miguel.

Sobre a Amb3E

A Amb3E é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão a gestão de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) e mais recentemente de segmentos de pilhas e acumuladores. A Amb3E conta actualmente com 57empresas associadas fundadoras e mais de 1000 aderentes. Mais informações na página: www.amb3e.pt.



Sem comentários: