Participe activamente neste blogue comentando as notícias nele publicadas.
Poderá também enviar-nos a(s) sua(s) notícia(s) para o email freguesiadepelma@gmail.com

Reunião com os caçadores da Zona de Caça Municipal de Alvaiázere

O Município de Alvaiázere, na qualidade de entidade gestora da Zona de Caça Municipal de Alvaiázere, realizou, no passado dia 26 de setembro, pelas 21:30, no auditório da Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere, uma reunião aberta à participação de todos os caçadores candidatos ao exercício venatório na época cinegética de 2014/2015.
Embora não se tenha verificado a necessidade de se proceder ao sorteio de jornadas de caça, visto que não se atingiu o limite previsto no Plano Anual de Exploração em vigor, aproveitou-se a ocasião para se prestarem informações relativas à época em curso, nomeadamente, alterações às áreas de refúgio de caça, repovoamentos efetuados, datas previstas para os reforços com perdiz-vermelha e faisão, bem como algumas das principais medidas de gestão cinegética que estão a ser continuamente desenvolvidas.
De referir que, este ano, procedeu-se a uma redução muito significativa dos dias de caça ao coelho-bravo, devido à diminuição considerável das suas populações, que foram afetadas pela nova estirpe do vírus da Doença Hemorrágica Viral. Assim, entre os dias 12 de outubro e 23 de novembro, vão-se realizar sete dias de caça (apenas aos domingos) a esta espécie, bem como à perdiz-vermelha, faisão, pombos e predadores. A caça aos tordos, de salto, tem início a 2 de novembro e prolonga-se até ao dia 23 desse mês. A partir do dia 27 de novembro, até 19 de fevereiro, decorrerá a caça aos tordos, pelo processo de espera.
As montarias, que cada vez mais se assumem como uma referência cinegética da região, terão lugar nos dias 7 e 21 de fevereiro, respetivamente, na freguesia de Pelmá e na freguesia de Alvaiázere.
 
 

Sem comentários: