Participe activamente neste blogue comentando as notícias nele publicadas.
Poderá também enviar-nos a(s) sua(s) notícia(s) para o email freguesiadepelma@gmail.com

INEM alerta para cuidados a ter com o tempo frio

Quando as temperaturas estão muito baixas, é importante que se mantenha quente e seguro. Crianças e idosos são grupos particularmente vulneráveis, mas qualquer um pode ser afectado: o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) alerta para os principais problemas de saúde relacionados com o frio e como actuar. Embora permanecer em casa o maior tempo possível ajude a reduzir o risco de acidente de automóvel e quedas, poderá também enfrentar riscos domésticos.

Muitas casas estarão muito frias quer devido à falta de energia quer pelo sistema de aquecimento não ser adequado à temperatura. Quando somos forçados a utilizar aquecedores e lareiras para nos mantermos quentes o risco de incêndio aumenta bem como o de intoxicação por monóxido de carbono. A exposição a baixas temperaturas, no interior e no exterior, podem causar riscos sérios ou letais para a saúde.

Emergências médicas relacionadas com o frio

HIPOTERMIA - Quando exposto a baixas temperaturas, o corpo perde calor mais depressa do que o que consegue produzir. O resultado é hipotermia (temperatura corporal excessivamente baixa), que afecta o cérebro fazendo com que a vítima não pense claramente nem se mova com a facilidade habitual. Isto torna a hipotermia particularmente perigosa pois a pessoa poderá não se aperceber da sua situação e assim não fazer nada para corrigir a situação. A hipotermia é mais frequente quando a temperatura ambiente é muito baixa mas poderá acontecer com temperaturas superiores se uma pessoa arrefecer com a chuva, suor ou submersa em água fria.

São geralmente vítimas de hipotermia:

1) Idosos com fraca alimentação, roupa ou aquecimento;

2) Bebés que dormem em quartos frios;

3) Pessoas que permanecem por períodos prolongados no exterior, sem abrigo, montanhistas, caçadores etc.;
4) Consumidores de álcool ou drogas.

Sinais de aviso

Adultos

- Tremores, exaustão;

- Confusão, mãos inquietas;

- Perda de memória, fala "lenta"/baralhada/ confusa;

- Sonolência

Crianças

- Pele muito vermelha e fria;

- Apatia.

O que fazer?

Se notar alguns destes sinais procure ajuda médica. Em caso de emergência ligue 112. Aqueça a pessoa da seguinte forma:

- Coloque a vítima num quarto quente ou num abrigo;

- Se a vítima estiver com a roupa molhada retire-a;

- Aqueça a parte central do corpo primeiro utilizando um cobertor

- Bebidas quentes podem ajudar no aumento da temperatura corporal mas não ofereça bebidas alcoólicas. Não tente dar de beber a uma pessoa inconsciente;

- Após a temperatura do corpo ter subido mantenha a pessoa seca e quente enrolada num cobertor incluindo cabeça e pescoço;

QUEIMADURAS PELO FRIO - Queimaduras pelo frio são lesões causadas por congelação, que condicionam perda de sensibilidade e de cor nas zonas afetadas. Estas queimaduras atingem mais frequentemente o nariz, orelhas, bochechas, queixo, dedos das mãos e dos pés. O risco de queimaduras aumenta nas pessoas com insuficiência vascular e em pessoas vestidas desadequadamente para temperaturas frias.

Como reconhecer queimaduras pelo frio?

Ao primeiro sinal de vermelhidão ou dor em qualquer zona da pele, saia do frio e proteja a pele exposta - as queimaduras poderão estar a começar.

Qualquer dos seguintes sinais poderá indicar queimaduras:

- Área da pele branca ou acinzentada;

- Pele invulgarmente firme ou cerosa;

- Formigueiro;

A vítima muitas vezes não tem consciência das queimaduras porque os tecidos congelados estão adormecidos.

O que fazer?

Se detectar sinais de queimaduras procure ajuda médica. Uma vez que tanto as queimaduras e a hipotermia resultam da exposição ao frio, primeiro determine se a vítima mostra sinais de hipotermia (situação séria que requer ajuda médica), como descrito anteriormente.

Se existirem queimaduras sem sinais de hipotermia e não existir auxílio médico imediato, proceda da seguinte forma:

- Vá para um quarto quente logo que possível;

- Só em caso de necessidade absoluta ande com pés ou dedos queimados

- Submerja a área afectada em água morna - não quente (a temperatura deverá ser confortável ao toque nas áreas do corpo não afectadas);

- Ou, aqueça a área afectada com calor corporal

- Não esfregue a área queimada com neve ou sequer a massaje, pois pode causar mais danos;

- Não use compressas aquecedoras ou fontes de calor para aquecer uma vez que as áreas afectadas estão dormentes e poderão queimar facilmente.

Estes procedimentos não substituem os cuidados médicos apropriados. A hipotermia é uma emergência médica e as queimaduras devem ser avaliadas por pessoal de saúde. O INEM recomenda ainda que se mantenha atento às recomendações das autoridades, designadamente a Direcção-Geral da Saúde (DGS), Autoridade Nacional de Protecção Civil e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em caso de emergência médica ligue 112



Sem comentários: