Participe activamente neste blogue comentando as notícias nele publicadas.
Poderá também enviar-nos a(s) sua(s) notícia(s) para o email freguesiadepelma@gmail.com

Catorze distritos com alerta vermelho devido ás previsões de mau tempo

Catorze distritos de Portugal continental estão sob aviso vermelho devido a uma previsão meteorológica de "risco extremo", alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. A Autoridade Nacional de Protecção Civil ativou até ao final do dia de sábado o Estado de Alerta Especial, no nível amarelo.

Outros dois distritos estão sob aviso laranja e dois sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento forte e agitação marítima, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Chuva e ventos fortes fizeram subir o nível de alerta nos distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Braga, Bragança, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Setúbal e Beja, ficando sob aviso vermelho, o mais grave da escala. Os ventos poderão chegar aos 140kms/h no litoral do país e nas terras altas. O período mais crítico será entre as 06:00 e as 12.00, altura em que o Instituto espera que passe a alerta laranja.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) ativou até ao final do dia de sábado o Estado de Alerta Especial, no nível amarelo para o Dispositivo Integrado De Operações de Protecção e Socorro, para os seguintes distritos: Viana do Castelo; Braga; Aveiro; Porto; Coimbra; Leiria; Lisboa e Setúbal. No Nível Azul no mesmo período, para os restantes distritos. Na página oficial ANPC é ainda possível ter acesso a algumas recomendações e medidas preventivas.

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê, nas regiões do norte e centro, céu muito nublado, chuva, por vezes forte em especial a partir da tarde, vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se forte a muito forte nas terras altas com rajadas da ordem dos 120 km/hora e pequena subida da temperatura. No sul, a previsão aponta para céu muito nublado, períodos de chuva fraca, aumentando de intensidade e de frequência a partir da tarde, vento fraco a moderado de sudoeste tornando-se moderado a forte com rajadas da ordem dos 70 km/hora no litoral a partir da tarde.

Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 16 graus Celsius, no Porto 15, em Faro 17, no Funchal 21 e em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 18.

Os distritos de Portalegre e Faro estão sob aviso laranja, já Évora e Santarém estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva por vezes forte entre as 03:00 e as 08:59 de sábado.

O arquipélago da Madeira está também sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 km/hora nas regiões montanhosas e agitação marítima com ondas entre os 4 e os 5 metros.

O arquipélago dos Açores é o único que não apresenta qualquer previsão meteorológica elevada ou de risco.



Sem comentários: