Participe activamente neste blogue comentando as notícias nele publicadas.
Poderá também enviar-nos a(s) sua(s) notícia(s) para o email freguesiadepelma@gmail.com

Batalha/Campeonato de Marcha: Bruno Pedro, do Grupo de Amigos de Casais do Vento, sagrou-se vice- Campeão em Juniores Masculinos




Cerca de duas centenas de atletas de todo o país, dos quais dez são atletas olímpicos, participaram, no passado sábado, no Campeonato Nacional de Marcha em Estrada, realizado na Zona Desportiva da Batalha.

Numa prova de elevada exigência, as condições climatéricas adversas não ajudaram os atletas. O Campeonato revelou-se importante para testar a prestação dos atletas a pensar nos desafios que se seguem, considerou, numa entrevista à Rádio Batalha, o seleccionador nacional, José Barros.

“Aqui estavam em jogo várias situações, desde logo a selecção para a Taça da Europa de Marcha Atlética, no dia 21 de Maio, no Algarve. Depois é um dos primeiros momentos de selecção para o Campeonato do Mundo de Daegu (Correia do Sul). E se fossem obtidos mínimos aqui já contariam para os Jogos Olímpicos de Londres, só que as condições não foram as ideais.”

Inês Henriques, do Clube de Natação de Rio Maior (CNRM), ganhou a prova de 20 km, no tempo de 1:30.38 horas. Seguiu-se Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão, Olhão (1:33.10) e Susana Feitor, nesta época individual (1:33.29). Vera Santos, do Sporting, desistiu.

Ao nível do distrito de Leiria, destacou-se, no escalão de esperanças Daniela Cardoso, do Atlético Clube de Vermoil, que alcançou mínimos para os Campeonatos da Europa. Na mesma prova Tânia Alves chegou ao 4.º lugar.

No escalão juniores femininos, prova de 10 km, venceu Nádia Cancela, Casa do Benfica em Paredes; seguindo-se Joana Monteiro.

Em juvenis femininos ganhou Mara Ribeiro, do CNRM.

Nos 20 km masculinos, o sportinguista João Vieira confirmou o seu favoritismo, ganhando em 1:27.19 horas, seguido de Augusto Cardoso (1:29.30) e de Cristiano António (1:38.18).

Na prova de 50 km masculinos, chegaram ao final quatro atletas. A prova ficou marcada pelas desistências do recordista nacional António Pereira e do campeão da época passada Dionísio Ventura. Jorge Costa, do Clube Oriental do Pechão, a poucos dias de completar 50 anos de idade, foi o vencedor, com o tempo de 4:07.17 horas. Seguiu-se o estreante Pedro Isidro (na imagem), do Benfica, com 4:10.45, e de Pedro Martins (CA Seia), com 4:11.22.

Nos juniores masculinos, o campeão foi Samuel Pereira, da União Atlética da Guarda, com 1:36.18. Bruno Pedro, do Grupo de Amigos de Casais do Vento, sagrou-se vice-campeão, com 1:42.22.

Em juvenis triunfou Miguel Carvalho, do CNRM. Neste escalão, ao nível do distrito, André Salgueiro, do Grupo Desportivo das Pedreiras, foi 3.º e, Duarte Vicente, do Atlético Clube de Vermoil ocupou a 4.ª posição.

Nos escalões de veteranos masculinos e femininos sagraram-se campeões José Magalhães, do Atlético Clube Alfenense e Anabela Moreira, do Centro Desportivo da Quarteira.

Simultaneamente realizou-se o Torneio Marchador "Raquel Carvalho", organizado pela Câmara Municipal da Batalha e Associação de Atletismo de Leiria, no qual participaram uma centena de atletas, em infantis e iniciados. A prova teve como intenção cativar os mais novos para a modalidade. O Torneio serviu como uma homenagem à jovem atleta Batalhense, Campeã Nacional.

Nos 3 km infantis femininos, venceu Carolina Costa (CO Pechão) com 17.16 m, à frente de Rita Geirinhas (NDE Tomás Cabreira, 17.59 m) e de Tânia Pires (J. Vidigalense, 18.12).

Colectivamente venceu o Clube Oriental de Pechão colocando três atletas nos cinco primeiros lugares (1-4-5).

Em infantis masculinos, a vitória coube a Filipe Beira (CNRM), com 16.12 m. Foi acompanhado no pódio por Nuno Barros (CD Quarteira, 16.40 m) e Rodrigo Marques (CD Quarteira, 16.45 m).

Nos 4 km iniciados femininos, venceu Catarina Marques (CD Quarteira), com 22.00 m, seguido de Salomé Santos (CN Rio Maior), com 22.35 m e de Edna Barros (CO Pechão) com 22.41.

Nos iniciados, masculinos destacou-se Hélder Leitão (CA Baixa da Banheira), com 19.41, seguido de Marcelo Gomes (GD Pedreiras) que fez 20.06 e Tiago Epaminondas (CO Pechão) em 20.16 m.

Em jeito de balanço, José Barros sublinhou as “condições do local para a marcha atlética, uma organização dentro do esperado, um apoio importante da autarquia e um envolvimento dos atletas, desde os mais pequeninos até aos de alto nível. Em termos de resultados, fomos condicionados pelo tempo, uma prova de 50 km com muitos períodos de chuva condicionada a prestação. Estamos contentes!”.


AD / Rádio Batalha
22 de Fevereiro de 2011

Sem comentários: